Projecto precisa da sua ajuda para conservar o burro português



Faltam apenas 25 dias para acabar a campanha de financiamento colectivo Conservar os Burros ajudando as Pessoas, um projecto que pretende realçar a importância deste animal na cultura portuguesa e tradição saloia, abordando a sua biologia e comportamento e alertando para o grande decréscimo do seu número, em Portugal, nas últimas décadas.

Pode contribuir para o projecto neste link (à data da escrita desta notícia apenas $2.000 de $25.000 tinham sido angariados).

Devido à mecanização da agricultura e à modernização dos transportes, o burro tem vindo a sofrer um declínio acentuado em Portugal desde meados do século passado, passando de um efectivo populacional de cerca de 270 mil animais, em 1940, para menos de 10 mil indivíduos, na actualidade.

Os promotores desta campanha estão a construir o Parque dos Burros, onde irão abrigar 40 animais e construir as instalações necessárias para o desenvolvimento de um programa de Asinoterapia dirigido a pessoas com dificuldades físicas e mentais.

A terapia assistida com burros reduz a ansiedade e a percepção de dor dos pacientes, contribuindo para minimizar os efeitos da depressão e solidão, melhorando a integração social e o desejo e capacidade de lutar dos pacientes pela sua vida.

O objectivo passa assim por contribuir para a conservação do burro através da valorização do seu potencial terapêutico e educacional, zelando simultaneamente pelo bem estar humano e animal.

Paralelamente, a Reserva de Burros e a Associação Burricadas estão a organizar a exposição ‘Vozes de Burro Chegam ao Céu?,’ que será inaugurada no próximo dia 1 de Dezembro de 2012 no Centro de Ciência Viva de Sintra.

Durante a exposição, os visitantes individuais, em grupos familiares ou em grupos escolares terão oportunidade de participar em diversas actividades relacionadas com o burro, de visionar um pequeno filme sobre a situação da espécie e ainda interagir com dois burricos que serão os anfitriões deste evento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...