Projecto que estuda o desperdício alimentar em Portugal está a elaborar um estudo. Quer participar?
O PERDA (Projecto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar) está a tentar quantificar o volume e as causas do desperdício alimentar em Portugal, bem como possíveis caminhos para minorá-lo.
Assim, estão a ser a realizados inquéritos e entrevistas aos diversos agentes da cadeia alimentar, desde a produção e transformação até à distribuição e às famílias, de modo a conhecer quanto e de que forma as perdas/desperdícios vão ocorrendo ao longo do sistema.
Os resultados deste estudo, a concluir no final do ano, irão alimentar uma campanha de sensibilização junto dos cidadãos e gerar orientações para mudança de políticas junto dos decisores.
Quer ajudar o projecto a descobrir o porquê do desperdício alimentar em Portugal? Então entre neste link e responda ao inquérito.
“Trata-se de um tema ainda muito pouco estudado, mesmo a nível internacional, mas que tem a maior relevância do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, económica e social: na União Europeia a 27, por exemplo, as estatísticas mais recentes apontam para um total de 89 milhões de toneladas de desperdício alimentar, dados do Eurostat”, explicou ao Green Savers Inês Campos, do projecto PERDA.
O projecto está a ser desenvolvido pelo CESTRAS (Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade), organização sem fins lucrativos e que conta com a participação de investigadores das universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e Católica. Este projecto ganhou o prémio Ideias Verdes em 2011.