Projeto da UC de valorização do ouriço-do-mar vence prémio inovação Expo Fish Portugal



O projeto “OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, centrado no desenvolvimento de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar, foi o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria “Inovação e Investigação”. A atribuição do Prémio aconteceu a 16 de novembro, na sessão de encerramento da 2.ª edição da Expo Fish, uma iniciativa organizada pela Docapesca, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

A 2.ª edição da Expo Fish, organizada pela Docapesca, teve como principal objetivo contribuir para a internacionalização e promoção das atividades ligadas ao sector da pesca e da comercialização de pescado, bem como atividades ligadas ao setor. A iniciativa contou com a presença de 85 importadores, oriundos de 37 mercados internacionais, e com a realização de 240 reuniões B2B, informou a Universidade de Coimbra em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a edição deste ano integrou a novidade do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, sob o mote “Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar”, um concurso de ideias, aberto a estudantes do ensino superior e start-ups.

O projeto “OtimO”, desenvolvido na Figueira da Foz pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, sagrou-se o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria de” Inovação e Investigação”.

Integrado na Estratégia UC MAR – Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar, da Universidade de Coimbra, o OtimO é um projeto de I&D de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar (Paracentrotuslividus), visando a transferência de conhecimento e resultados de I&D para os sectores económicos da Economia Azul, através de inovação, promovendo a diversificação e aumento de competitividade da economia das zonas costeiras, e potenciando o desenvolvimento local assente no empreendedorismo, criação de emprego sustentável e inovação social.

Também o projeto “ALGADEPUR – Aquicultura Multi-trófica Integrada como veículo de sustentabilidade: Utilização de macroalgas para depuração de efluentes” esteve na corrida, tendo sido classificado como finalista do Prémio Inovação ExpoFish.

Este projeto, também desenvolvido pelo Laboratório MAREFOZ no âmbito da Estratégia UC MAR da Universidade de Coimbra, visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos por via da utilização do sistema IMTA no tratamento das águas existentes na aquicultura, de modo controlado e sustentável, valorizando os produtos locais, explica o comunicado.

Ambos os projetos, “OtimO” e “Algadepur”, foram cofinanciados pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, DLBC/Costeiro – Pescas Mondego Mar, gerida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, conclui a mesma fonte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...