Projeto do Politécnico de Leiria visa a criação de uma escova de dentes vitalícia
A 18.ª edição do Concurso Regional do Poliempreende no Instituto Politécnico de Leiria elegeu como vencedor o projeto InBfusion – soluções tecnológicas para a saúde: escova de dentes vitalícia. Desenvolvido por Tatiana Padrão, Sara Guerreiro e Carolina Ferreira, este consiste numa escova de dentes criada através de materiais sustentáveis, que através de uma tecnologia inovadora permite que seja utilizada continuamente, sem ser necessário trocá-la. A escova incorpora filamentos revolucionários capazes de combater vírus, bactérias, fungos e melhorar o esmalte, e um mecanismo que auxilia a escovagem manual sem a necessidade de utilização de carregadores ou baterias.
Como explicam as estudantes, “a saúde oral quando em desequilíbrio apresenta uma grave ameaça com um elevado impacto socioeconómico em milhares de pessoas em todo o mundo. A substituição da escova de dentes deve ser realizada a cada três meses e, tendo em conta a população de Portugal, isto resultaria no desperdício de cerca de 41 milhões de escovas anualmente”.
A edição de 2022 contou com 10 projetos desenvolvidos por 33 participantes, entre os quais estudantes, antigos estudantes, investigadores e professores do Politécnico de Leiria. O projeto vai agora representar a instituição na final, que abrange os vencedores do Poliempreende a nível nacional, e que vai decorrer em setembro, em Beja.
O Poliempreende é o maior projeto em rede de instituições de ensino superior politécnico, que pretende fomentar a cultura empreendedora e a criação de novas empresas, assim como a promoção da criatividade e de ideias inovadoras.