Projeto Guardiões reúne com CIMBAL e CIMAL para promover sustentabilidade ambiental
O Projeto Guardiões reuniu na passada semana com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) para apresentar um conjunto de iniciativas que têm como objetivo promover a sustentabilidade ambiental e implementar medidas de ação climática, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, durante os encontros, que contaram com as presenças de Fernando Romba e Pedro Tojinha, Secretários Executivos da CIMBAL e da CIMAL, respetivamente, Jorge Martins, gestor do Guardiões, e ainda com João Diogo Carlos e Cátia Sousa da equipa de Ambiente do Projeto Guardiões, foi dado a conhecer um portefólio de iniciativas que os municípios podem implementar para minimizar os impactes das alterações climáticas nos seus territórios.
Os projetos, criados pelo Guardiões, abrangem diversas áreas de atuação, incluindo a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar e Resíduos.
Cátia Sousa, engenheira do Ambiente e consultora do Guardiões, afirma que “os municípios podem desempenhar um papel importantíssimo na preservação do Ambiente e na mitigação dos impactes das alterações climáticas. Em concreto, através da adoção de estratégias que permitam melhorar o seu desempenho ambiental e intensificar as respostas às múltiplas ameaças, como as inundações e secas”. A consultora sublinha ainda que “nos últimos anos temos assistido a eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, sendo o Alentejo um dos territórios mais afetados e, por essa razão, torna-se ainda mais premente priorizar uma estratégia de sustentabilidade”.
Os projetos desenvolvidos pelo Guardiões poderão ser implementados nos 13 concelhos da CIMBAL – Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira -, e nos cinco municípios associados à CIMAL – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines -, adaptados de acordo com as necessidades de cada território.
O Guardiões pretende ainda levar estes projetos à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), de forma a unir o Alentejo num trabalho conjunto pela sustentabilidade e enriquecimento do território, conclui o comunicado.