Projeto híbrido solar flutuante e eólico de Alto Rabagão em consulta pública



A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) abriu hoje a consulta pública sobre o projeto híbrido solar flutuante e eólico de Alto Rabagão, que abrange os distritos de Braga e Vila Real.

A consulta pública decorre até 28 de agosto, indica o portal participa.

O projeto engloba os concelhos de Vieira do Minho, no distrito de Braga, e de Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, pode ler-se.

A barragem do Alto Rabagão – conhecida como barragem dos Pisões – está implantada sobre o rio Rabagão, em Montalegre.

O projeto híbrido tem quatro subprojetos cujo objetivo é potencializar a produção de energia renovável e responder ao aproveitamento do excesso de energia produzida.

Um dos subprojetos é a central solar fotovoltaico flutuante, a instalar na barragem, com 72.333 painéis solares fotovoltaicos e 44,5 MWp de potência.

Outra é o parque eólico, composto por 11 aerogeradores, com 49,5 MW de potência instalada.

Os dois últimos são um sistema de armazenamento de energia em baterias com capacidade útil de armazenamento de 114,06 MWh e autonomia de duas horas e uma linha aérea de alta tensão, de 60kV, e 20 quilómetros de comprimento.

De acordo com os planos diretores municipais (PDM) abrangidos pelo projeto, estes implantam-se em espaços classificados como espaços agrícolas, florestais, de uso múltiplo agrícola e florestal e/ou estrutura ecológica municipal, registando-se, pontualmente, espaços naturais ou espaços de uso urbano.

Os trabalhos de construção estão previstos demorar 22 meses, dos quais os primeiros 12 corresponderão à maior concentração de trabalhos.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...