Projeto-piloto foi um sucesso: 12 milhões de embalagens de bebidas entregues pelos consumidores

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”, de recolha de embalagens de bebidas de plástico em máquinas automáticas, conseguiu desde março de 2020 um total de 12 milhões de embalagens depositadas pelos consumidores. Em média, foram depositadas 39 mil embalagens por dia, o que permitiu a reciclagem de perto de 350 toneladas de plástico PET, convertidas em novas garrafas.

Nesta primeira fase, por cada embalagem depositada os consumidores recebiam um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social. Foram emitidos talões no no valor de 510 mil euros, sendo que 10 mil foram revertidos para apoios sociais.

O projeto entra agora numa segunda fase, a decorrer até 15 de setembro de 2021, na qual os talões serão direcionados exclusivamente a 23 instituições de apoio social, selecionadas online pelos próprios consumidores.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental do do Ministério do Ambiente e Ação Climática, e é gerida por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

© Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...