Projeto SISMA PLUS apoia eficiência energética em edifícios públicos



A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com cinco parceiros internacionais, criou o SISMA PLUS, um projeto que visa melhorar a gestão da energia em edifícios públicos a nível transnacional, ajudando os municípios da região mediterrânica a financiar projetos de requalificação energética dos seus edifícios. O processo desenvolve-se através da SET – Subsidy Evaluation Tool, uma ferramenta de apoio à decisão para avaliar a viabilidade dos investimentos em eficiência energética no âmbito de processos de renovação de edifícios públicos.

Esta ferramenta, completamente gratuita e passível de adaptação a diferentes realidades locais, fornece uma avaliação energética e financeira das medidas de eficiência energética, permitindo otimizar investimentos com longos períodos de retorno e riscos a longo prazo, típicos em processos de renovação profunda de edifícios. Assim, os municípios conseguem planear a priorização de intervenções de reabilitação nos edifícios, minimizando o financiamento público necessário ao mesmo tempo que maximizam a poupança.

É possível aceder à SET e ao Manual do Utilizador no site da ENA, estando ambos disponíveis em oito idiomas – português, inglês, espanhol, francês, esloveno, bósnio, italiano e grego.

Durante o mês de junho, a ENA realizou uma sessão de formação para apresentar e explorar as potencialidades desta ferramenta junto de entidades locais e foi testada em uma dezena de edifícios públicos portugueses. A ferramenta foi também apresentada durante a Assembleia Geral da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), a fim de multiplicar, através das diversas agências de energia e ambiente portuguesas, a ajuda aos municípios para ultrapassar as barreiras ao financiamento de investimentos em matéria de renovação de edifícios públicos.

O SISMA PLUS iniciou em fevereiro de 2021 e foi financiado pelo programa Interreg MED.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.