Projeto TransforMAR está de regresso para recolher plástico nas praias portuguesas



O projeto TransforMAR, de sensibilização e de recuperação, reutilização e reciclagem de plásticos está a partir de agora em 15 praias, com o plástico recolhido a ser “transformado” em dinheiro para instituições locais.

Segundo os promotores do projeto, num comunicado hoje divulgado, 15 instituições particulares de solidariedade social dos concelhos onde vai estar a iniciativa vão receber donativos em dinheiro, resultante da conversão em valor do plástico que for recolhido nas praias, nos próximos dois meses.

O projeto tem a duração de um ano e vai estar dois meses consecutivos em 15 praias de todo o país (julho e agosto), para sensibilizar as pessoas para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Em cada uma das praias vai estar um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal produzidos pelos frequentadores dos locais, e nele ainda se explica a nova sinalética de praia (semáforos) no contexto da redução do contágio pela nova pandemia, que provoca a doença covid-19.

Já na terceira edição o TransforMAR tem como parceiro a Brigada do Mar, um projeto de limpeza de praias e proteção da biodiversidade que desde a sua criação, em 2009, já recolheu 800 toneladas de lixo.

O projeto TransforMAR é uma iniciativa dos supermercados Lidl e da Electrão, Associação de Gestão de Resíduos, responsável por três sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: equipamentos elétricos, pilhas e embalagens.

Tem como parceiros entidades como a Associação Bandeira Azul da Europa, as organizações ambientalistas Quercus e Zero, e a Agência Portuguesa do Ambiente. E o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...