Propostas de investimento na fileira do hidrogénio atingem 16 mil milhões de euros

Estes projetos manifestam interesse no âmbito do Important Project of Common European interest (IPCEI) de Hidrogénio.

Green Savers

Foi divulgado este mês pelo Governo, o Despacho n.º 6403-A/2020, de 18 de junho, a fim da “Abertura de período para manifestação de interesse para participação no futuro Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) Hidrogénio” e de incentivar sinergias a nível de cluster industrial.

No processo de consulta ao mercado terminado na sexta-feira, 17 de julho, contabilizaram-se 74 manifestações de interesse, das quais os investimentos propostos perfazem cerca de 16 mil milhões de euros, ou seja, o equivalente a 7,5% do PIB português.

Estes dados, provisórios, são referentes a projetos de empresas portuguesas e europeias, com participações dos setores público e privado, e mobilizando grandes empresas, PME, agentes de inovação e de investigação. Os projetos abrangem também diferentes áreas estratégicas, desde a produção de hidrogénio verde aos transportes. O objetivo é que estes tenham um valor acrescentado para o país, inclusive criando empregos.

A área química é a que mobiliza mais recursos, e revela desde já, a capacidade de mobilização da indústria portuguesa e o reconhecimento da oportunidade do desenvolvimento da economia do hidrogénio, em contexto nacional e europeu.

Segue-se a fase de análise e de verificação dos requisitos previstos, a realizar pelo Comité de Admissão de Projetos, que envolve as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Negócios Estrangeiros. O comité será apoiado, a nível técnico, pela Direção Geral de Energia e Geologia e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.