Proteger os golfinhos em Tróia
A campanha “Proteger os Golfinhos” entra na sua quarta edição, procurando sensibilizar quem navega nas áreas de ocorrência mais frequente dos roazes, sensibilizando-os para os cuidados de navegação acrescidos, sobretudo ao nível dos skippers das embarcações de recreio, alertando-os para o código de conduta a seguir no caso de avistamento de roazes.
Esta campanha é encarada como fundamental para a conservação dos Roazes do Sado, uma das mais pequenas comunidades do género no mundo, com apenas 28 animais. É, no entanto, a única população residente num estuário em Portugal. O Golfinho-Roaz é apenas uma das muitas espécies que podem ser encontradas neste habitat de uma enorme beleza, que alberga uma vastíssima fauna. Sendo que os golfinhos concentram boa parte das atenções, até pela sua sociabilidade, atraindo vários turistas e residentes na esperança de conseguirem ver uma acrobacia ou um simples batimento caudal. Daí a importância desta campanha, para que todos saibam os passos correctos e não perturbem ainda mais a população de golfinhos.
A campanha vai já na quarta edição, organizada pela Tróia-Natura, uma empresa privada da Sonae Capital, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). E tem vindo a alcançar resultados muito positivos, contando já com cerca de 650 embarcações e 5.300 pessoas sensibilizadas.A campanha vai cdecorrer até ao próximo dia 3 de Setembro.