Pulseira avisa-nos quando estamos a apanhar demasiado sol



A Universidade de Belfast está a desenvolver uma pulseira que nos avisa quando estivermos a apanhar demasiado sol. Segundo David Hazafy, cientista da universidade da Irlanda do Norte, a pulseira resolve o problema de quem, com medo do cancro da pele, evita apanhar sol e, assim, acaba por não apanhar a vitamina D que o seu corpo necessita.

A pulseira é barata e simples de fabricar: é um plástico que pode ser atado à volta do nosso pulso e contém uma tinta que desaparece quando o utilizador esteve exposto à quantidade recomendada de sol diária para o seu tipo de pele.

“É para pessoas que se preocupam por potenciais perigos mas querem divertir-se – mães, pais com crianças ou para si próprios, idosos, pessoas que querem saber quando é seguro apanhar sol”, explicou Hazafy, que trabalha na escola de química e engenharia química da universidade.

A pulseira pode ser utilizada com protector solar, para minimizar a reacção da pele à luz do sol, permitindo aos pais perceberem quanto tempo devem as suas crianças estar na praia, piscina ou outros espaços durante o dia.

“O sol tem imprensa negativa. As pessoas ficam assustadas do cancro da pele e não saem de casa. Cobrem-se todas e é aí que começa o problema da falta de Vitamina D. Precisamos de algum sol para criar vitamina D e, se não sairmos porque acreditamos que o sol é perigoso, não a apanhamos”, explicou o professor ao Guardian.

A tinha da pulseira de plástico é feita de corante e um fotocatalisador, uma substância que colhe a energia da luz solar para provocar reacção químicas. Quando o fotocatalisador absorve a luz UV, a energia acciona uma mudança de corante: assim como a luz solar é absorvida, a cor desaparece lentamente. Quando ela desaparece completamente, a quantidade máxima de luz UV B para o dia foi absorvida e o cidadão sabe que deve deixar de apanhar sol.

Tipos diferentes de pele podem apanhar quantidades diversas de sol, pelo que a tinta pode ser alterada. Assim, quando o produto chegar ao mercado deverá ter três modelos diferentes, para cada tipo de pele. A pulseira deverá ser vendida no Verão de 2016, custando entre €7 e €14 e podendo durar duas semanas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...