Qatar vai ter um hotel flutuante (e sustentável) que gira 360 graus



Há medida que a tecnologia evolui, também vão surgindo novas formas de lazer e turismo, nunca antes imaginadas. O Eco-Floating Hotel é precisamente um exemplo de como no futuro as infraestruturas podem ser pensadas de forma inovadora mas também respeitadoras do ambiente.

É no Qatar que está a nascer o novo hotel de 5 estrelas flutuante, o Eco-Floating Hotel, que foi desenhado e pensado pelo Hayri Atak Architectural Design Studio.

O projeto segue um princípio de energia e desperdício zero, e o design foi inspirado no mar, local onde se vai situar. O hotel vai gerar a sua própria energia girando em torno de si mesmo, ou seja, a cada 24 horas vai completar uma volta de 360 graus. Por outro lado, esta característica vai também proporcionar uma perspetiva diferente permanente aos hóspedes.

A sua turbina eólica de eixo vertical e guarda-chuva (VAWTAU) vai permitir gerar 25 kW de energia elétrica verde, através do sol, do vento e das marés. Também a sua cobertura de vidro vai permitir recolher água da chuva e reutilizá-la, como por exemplo para rega das áreas verdes do hotel. Outra das ideias do projeto é criar uma unidade de separação de resíduos, e utilizar os resíduos alimentares para compostagem.

Para permitir sempre um acesso via terrestre, o hotel vai ter um cais de 140 graus fixado à sua plataforma, no entanto, também será possível aceder ao mesmo de barco e de helicóptero.

O Eco-Floating Hotel já começou a ser construído no ano passado, e espera-se que esteja pronto em 2025.

Veja aqui algumas fotografias:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...