Quais os escritórios nacionais com maiores poupanças de energia?

É já esta 5ª feira, 9 de Fevereiro, que são conhecidas as três pequenas e médias empresas (PME) de escritórios que maiores poupanças energéticas alcançaram no âmbito do projecto ENERGY OFF. A sessão de apresentação de resultados decorrerá, a partir das 14h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela.

Entre Março e Dezembro de 2016, centenas de PMEs de escritórios, de várias regiões de Portugal Continental, participaram no projeCto ‘ENERGY OFF‘, promovido pela RNAE, em parceria com a Inteli e a Quercus.

Através de uma plataforma gratuita online disponível no site do projecto, os escritórios participantes puderam monitorizar os seus consumos de energia eléctrica e identificar medidas de poupança através da substituição de equipamentos, alteração de comportamentos e medidas de gestão. Os três escritórios que conseguiram tornar-se mais eficientes nos últimos meses serão agora conhecidos.

O objectivo do projecto ENERGY OFF era muito simples: demonstrar a utilidade e acessibilidade deste tipo de ferramentas de diagnóstico na criação de escritórios portugueses mais eficientes na sua gestão de energia. Esta ferramenta de diagnóstico permite ainda fazer a comparação entre vários escritórios e foi desenhada com base na norma ISO 50001, tornando assim mais fácil a aplicação de um sistema de gestão energética.

Esta ferramenta está enquadrada na medida ‘Smart Offices – Literacia e Gestão Energética nos Escritórios Portugueses’, promovida pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), em parceria com a Inteli e a Quercus e é financiada a 100% pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) de 2013-2014.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores