Quais os países que mais protegem os animais?
Um rinoceronte da África do Sul vive de uma forma muito diferente de um canguru da Austrália. Tal como um urso polar de um leão africano. Assim, torna-se difícil comparar os modos de vida dos animais do planeta. Mas no que concerne à protecção destes mesmos animais, como podem ser comparados?
Para responder a esta questão, a World Animal Protection criou um mapa interactivo que classifica 50 países no que concerne ao bem-estar e políticas de conservação animal. O mapa é baseado no “Animal Protection Index”, que classifica os esforços de cada país para proteger os animais com legislação, para melhorar o bem-estar dos animais que vivem no seu território e o reconhecimento das emoções e das capacidades cognitivas dos animais.
Os países são classificados com as letras A, B, C, D, E, F e G, onde o A corresponde aos países que mais protegem os animais e o G ao inverso. Os únicos países classificados com a letra A são o Reino Unido, Suíça, Áustria e Nova Zelândia. Já os países classificados com a letra G são a Bielorrússia, Irão e Azerbaijão. Não há dados disponíveis para Portugal.
Em comunicado, o presidente-executivo da World Animal Protection, Mike Baker, indica que o mapa deve servir como alerta para os decisores políticos e que “os governos devem agir para proteger os animais e para reconhecer que o seu bem-estar está intrinsecamente ligado com a saúde das pessoas”, cita o Dodo.
Foto: World Animal Protection