Qual a cidade mais fria do mundo? (com FOTOS)



Numa altura em que cidades como Boston, Nova Iorque e Filadélfia pararam devido a uma ameaça de tempestade de neve, é bom recordar que há locais onde milhares – e milhões – de pessoas vivem com estas condições atmosféricas todos os anos.

A cidade de Östersund, na Suécia, gosta de se intitular de “A Cidade do Inverno”, mas um local com uma temperatura média de apenas -8ºC, no Inverno, pode ser considerado as Caraíbas para os habitantes de Yellowknife, Ulaanbaatar ou Yakutsk, provavelmente as três cidades mais frias do mundo.

A primeira, situada no Canadá, é a mais fria da América do norte, com temperaturas regulares de -30º no Inverno, devido à força do vento. Uma habitação familiar gasta, em média, €4.450 (R$ 12.880) por ano em aquecimento, e todas as novas construções têm de incluir uma parede com um isolamento de 30 centímetros de grossura.

Segundo o The Guardian, os bombeiros da cidade canadiana costumam escorregar num lago de gelo rapidamente criado pela sua mangueira ou, por vezes, têm de afastar o gelo do seu vestuário, para poderem mexer os braços.

Com 20 mil habitantes, Yellowknife fica muito atrás das condições de Oymyakon, na Rússia, cuja temperatura atmosférica por vezes desce para os -67ºC, mas a verdade é que Oymyakon é um ajuntamento de 500 pessoas, e não propriamente uma urbe.

Se falarmos de Ulaanbaatar, a capital da Mongólia, a situação muda. Com 1,3 milhões de habitantes, a cidade tem uma temperatura média de -33º em Janeiro – se pensa que os 10ºC de Lisboa são frios, então evite visitar a capital da Mongólia no Inverno.

Ainda que pareça inabitável, Ulaanbaater tem uma população muito grande há vários séculos. Aqui, as tradições não podem ser iguais às das restantes cidades. Um exemplo: quando alguém morre, os seus familiares têm de fazer uma fogueira para que o terreno do cemitério derreta e a pessoa possa ser sepultada.

Por outro lado, ninguém anda a pé a não ser que tenha de ser obrigado, pelo que o tráfego é absolutamente caótico e muitos dos carros, inclusive, andam no passeio. Existe uma cidade no mundo, porém, com uma temperatura média de Inverno mais baixa que Ulaanbaater: Yakustk.

A cidade russa tem 270 mil habitantes e é tão fria que o aeroporto não consegue aceitar todos os aviões, uma vez que estes não estão preparados para temperaturas abaixo dos -40ºC. O frio esgota a energia dos telemóveis, que têm de ser periodicamente reaquecidos, e a construção de edifícios é complexa.

Yakutsk alberga ainda o Museu do Permafrost , um edifício que é, paralelamente, a residência do Pai Natal russo e onde o vodka é servido em copos feitos de gelo. Veja algumas fotos da cidade russa.

 [nggallery id=183 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...