Qual é a pegada ecológica de um e-mail ou de um café?



No último sábado, mais de 10.000 cidades de 172 países aderiram à Hora do Planeta – uma iniciativa organizada pela World Wide Fund for Nature desde 2007 – e apagaram as luzes de monumentos emblemáticos para alertar a população para o problema das alterações climáticas.

Como é sabido, um dos grandes propulsores da alteração do clima do planeta são as emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente o dióxido de carbono (CO2). Todos os anos é comemorada a Hora do Planeta, mas a lista de pequenas actividades diárias que aparentemente pouco contribuem para as alterações climáticas é extensa.

Sabe qual é, por exemplo, a pegada ecológica de um e-mail, de comer uma maçã ou beber um café? Todas estas pequenas acções têm uma pegada ecológica associada, ainda que com diferentes impactos para o planeta, como escreve o Discovery News.

Internet e e-mails

Um e-mail pequeno tem uma pegada ecológica de cerca de quatro gramas equivalentes em CO2 (CO2e) – incluindo os gases com efeito de estufa produzidos por um computador em funcionamento, servidores e routers e o CO2 produzido no seu fabrico.

Já um e-mail de grandes dimensões, com anexos pesados, emite cerca de 50 gramas de CO2e e uma mensagem spam, mesmo que não seja lida pelo destinatário, é responsável por 0,3 gramas de CO2e. A pegada ecológica anual do spam é equivalente a 3,1 milhões de carros de passageiros a circular nas estradas.

Uma simples pesquisa num qualquer motor de busca num computador com elevada eficiência energética têm uma pegada de 0,2 gramas de CO2e. Se for num computador velho as emissões aumentam para 4,5 gramas de CO2e. E por cada vez que envia uma mensagem no seu telemóvel está a emitir 0,014 gramas de CO2e.

Compras

Um simples saco de plástico equivale à emissão de 10 gramas de CO2e e um saco de papel a 40 gramas de CO2e.

Bebidas

Um copo de água da torneira gera cerca de 0,14 gramas de CO2e, que comparam com os 160 gramas de uma garrafa de 500 mililitros.

Por sua vez, um cappuccino pode gerar até 235 gramas de CO2e. Por comparação um café ou um chá produzem apenas 21 gramas de CO2e.

Entretenimento

Ver televisão durante uma hora tem pegadas ecológicas diferentes, dependendo do tamanho do televisor e se é LCD ou plasma. Nos LCD as emissões variam entre os 34 gramas de CO2e, nos mais pequenos, e os 88 gramas CO2e nos maiores. Nos plasmas de tamanho médio as emissões podem chegar aos 220 gramas de CO2e.

Foto: Melina Manfrinatti / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...