Qual o efeito dos medicamentos na biodiversidade?
Medicamentos potentes descarregados para o ambiente através dos esgotos humanos e animais podem ser uma causa escondida da crise global de biodiversidade, de acordo com um novo estudo publicado na edição especial do jornal Philosophical Transactions of the Royal Society B.
De acordo com o relatório, a utilização de medicamentos desenhados para serem biologicamente activos em baixas concentrações está a aumentar rapidamente, mas pouco se sabe sobre o seu efeito no mundo natural.
Os estudos sobre a contaminação farmacológica na vida selvagem são raros, mas o novo estudo, publicado hoje, revela que os antidepressivos reduzem a alimentação dos estorninhos e os anti-contraceptivos dizimam a população de peixes nos lagos.
“Existem milhares de medicamentos a serem usados globalmente e eles têm o potencial de efeitos poderosos nos ecossistemas de vida selvagem. Tendo em conta os grandes benefícios destes medicamentos, existe uma necessidade para que a ciência estime de forma mais fiel os riscos que eles têm no ambiente”, explicou Kathryn Arnold, da Universidade de York.
“Dado que as populações de muitas espécies que vivem em ambientes alterados pelo homem estão a diminuir por razões que não conseguimos explicar completamente, acreditamos que é tempo de explorar os desafios emergentes”, continuou. E um desses desafios está relacionado com a poluição dos medicamentos.
Nos últimos anos foram descobertos alguns exemplos de vida selvagem contaminada pelos medicamentos, e as perspectivas não são animadoras: há peixes do sexo masculino com órgãos femininos devido às hormonas sintéticas usadas nas pílulas, e abutres, na Índia, a serem dizimados por medicamentos anti-inflamatórios dados ao gado de cujas carcaças eles se alimentam.
Por outro lado, sapos com dois sexos têm sido descobertos em lagos urbanos contaminados oor águas residuais. As drogas mais perigosas foram identificadas num estudo de Annete Kuster e Nicole Adler, da Agência Federal de Ambiente alemã. “Para produtos medicinais para humanos [são] as hormonas, antibióticos, analgésicos, antidepressivos e medicamentos contra o cancro”, explicaram. Nos produtos veterinários, por outro lado, são as hormonas, antibióticos e antiparasitas.
Foto: LouisvilleUSACE / Creative Commons