Quando os robôs criam música



“Love, love me do, you know I love you”, reconhece esta letra? Se é fã dos Beatles a esta hora já estará por certo a cantarolar o resto da canção, numa sentida homenagem a mítica banda inglesa. Prestar homenagem à banda sensação dos anos 60 foi também o objectivo dos investigadores da Sony CSL Research Labratory, que conseguiram que um computador criasse uma música inédita, inspirada na obra dos Beatles.

O sistema que permitiu tal façanha é conhecido por FlowMachines que, através de combinações únicas de transferência de estilos e técnicas de optimização e interacção, consegue aprender estilos de música partindo de uma enorme base de dados de canções.

Depois de uma intensa análise de dados à discografia da banda, a inteligência artificial, ou seja o computador, criou uma letra e melodia original, com o nome ‘Daddy’s Car’, que pode ouvir aqui. Lado a lado com a inteligência artificial esteve o compositor francês Benoit Carré que deu os toques finais nos arranjos, letra e produção.

No futuro prevê-se que a inteligência artificial tenha cada vez mais impacto nos processos de criação artística. Para já está agendado o lançamento de um disco com músicas feitas pelo computador, a chegar aos nossos ouvidos lá para o início de 2017.

Foto: FlowMachines





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...