Quando uma mãe galinha cuida dos seus ovos, os seus pintos tornam-se mais sociáveis
De acordo com uma investigação internacional, os pintos que ouvem o cacarejar da mãe enquanto ainda estão no ovo são suscetíveis de se tornarem mais sociáveis depois de nascerem.
A equipa incubou ovos e pôs metade deles a cacarejar, enquanto os outros foram incubados em silêncio. Depois de as galinhas terem eclodido, analisaram o seu comportamento aos 3-5 dias e aos 17-21 dias de idade.
Os investigadores afirmam que, aos 3-5 dias, os pintos que ouviram o som do cacarejar antes de eclodirem eram menos propensos a explorar o que os rodeava, mas aos 17-21 dias eram mais propensos a entrar no recinto de outro grupo do que os pintos incubados em silêncio.
“Embora o nosso trabalho contribua para um conjunto crescente de provas de que a exposição ao som no início da vida pode afetar o comportamento posterior a relativamente curto prazo, ainda sabemos pouco sobre a função final e as consequências a longo prazo da exposição ao som no início da vida”, escrevem os investigadores.
Eles acrescentam que a aquisição de informações do ambiente por embriões em desenvolvimento “é provavelmente generalizada no reino animal, sendo provável que os embriões utilizem uma série de modalidades sensoriais para obter informações sobre o seu ambiente atual ou futuro”.
Assim, concluem, “recomendamos mais investigação sobre os efeitos das paisagens sonoras no início da vida no comportamento posterior em múltiplos contextos, considerando as consequências a curto e a longo prazo”.