Quatro animais retirados da lista de espécies em extinção (com FOTOS)
Quando uma espécie é considerada em perigo de extinção, várias associações de conservação e Governos – normalmente – trabalham no sentido de preservar o seu habitat, de modo a reverter este processo e reintroduzi-la na área selvagem. Há espécies que estão permanentemente no limbo, mas nos últimos meses quatro delas foram consideradas “salvas”. Por agora.
Segundo o The Dodo, os esforços de conservação do lobo-vermelho, condor da Califórnia, mico-leão-dourado e o sapo do Wyoming foram tão bem desenvolvidos que as espécies já saíram deste limbo e encontram-se agora perfeitamente reintegradas no seu habitat.
1.Lobo-vermelho
Uma das mais raras espécies da família dos canídeos, o lobo-vermelho era muito comum no sudeste norte-americano no início do século XX, mas em meados doa anos 60 a população desapareceu devido à destruição de habitat.
Ainda que a espécie tenha agora deixado a Lista Vermelha da IUNC (União Internacional para a Conservação da Natureza), ela chegou a ser declarada extinta no seu habitat selvagem nos anos 80. Os esforços de conservação decorreram entre 1967 e 1987, em cativeiro, e foram os mais bem sucedidos de sempre dos Estados Unidos em termos de mamíferos.
2.Condor da Califórnia
Uma das aves mais raras do mundo – existem apenas 300 indivíduos no mundo – o condor da Califórnia já terá sido geograficamente mais heterogéneo, mas hoje existe apenas em seis cidades a norte de Los Angeles. Em 1987 existiam apenas 22 indivíduos, mas uma estratégia de reprodução em cativeiro levou o número de condores até aos 300. Apesar da boa notícia, o condor californiano continua a ter uma existência ameaçada pelos predadores.
3.Mico-leão-dourado
Trinta anos de esforços de conservação entre o Smithsonian National Zoologic Park e a Associação Mico-Leão-Dourado, do Rio de Janeiro, levaram este animal a baixar o estado de criticamente em perigo para, apenas, em perigo de extinção. Hoje há cerca de 47 mico-leões-dourados, divididos por seis grupos, numa nova reserva brasileira. Mas o animal, provavelmente, nunca sairá da lista da IUCN.
4.Sapo do Wyoming
Este é o anfíbio norte-americano que maior perigo de extinção corre, estando restrito à Bacia de Laramie, no Wyoming, onde já foi abundante mas chegou a ser considerado extinto, em 1984.
Alguns esforços de reprodução em cativeiro foram bem sucedidos, mas a espécie ainda tem vários problemas para garantir o seu futuro, sobretudo devido ao fungo chytrid.
[nggallery id=1244 template=greensavers]
Fotos: Stephen Nakatani / Madeleine Holland / jinterwas / USFWS Mountain-Prairie / Creative Commons