Que dinossauro sobreviveria no mundo atual?



Os dinossauros vivem atualmente como aves. As aves evoluíram a partir deles e fazem parte da sua árvore genealógica, pelo que, tecnicamente, alguns dinossauros sobreviveram ao impacto do asteroide há 66 milhões de anos, em virtude do seu rápido crescimento, da sua biologia que lhes permite comer sementes e da sua capacidade de voar para longe do perigo. E há cerca de 14.000 espécies deles que florescem atualmente.

Mas e os dinossauros que pereceram? Muitos deles poderiam provavelmente sobreviver atualmente, garante a “Science Focus”.

Segundo a mesma fonte, os dinossauros dominaram o mundo durante 150 milhões de anos e suportaram períodos de calor e de frio, erupções vulcânicas e alterações do nível do mar. “Não há nada no mundo atual que lhes possa ser fatal”.

Dito isto, acrescenta o site, a principal diferença entre o mundo dos dinossauros e o atual “é que a Terra moderna é consideravelmente mais fria, com calotas polares nos polos”. Em climas mais frios, os animais de grande porte são muitas vezes preferidos, porque conseguem reter o calor mais facilmente, tal como os animais mais pequenos que têm isolamentos como pelos ou penas para se manterem quentes. Isto sugere que os dinossauros enormes, como os saurópodes de pescoço comprido, e os dinossauros pequenos, cobertos de penas, como os velociraptores e seus parentes, “seriam especialmente resistentes no mundo atual”. Os dinossauros mais pequenos, sem penas, “seriam provavelmente os mais vulneráveis”.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...