Quem mora perto de restaurantes e supermercados tende a ser mais obeso



Se a sua rua tem vários mercados, supermercados, restaurantes e bares, então tenha cuidado com o seu peso: ele pode subir sem dar por isso. Esta é a conclusão de um estudo do National Bureau of Economic Research, que “culpa” o aumento em 40% dos níveis de obesidade norte-americanos na ubiquidade dos mercados, supermercados e restaurantes.

O estudo diz que o facto de existirem locais de venda de comida em todo o lado – sobretudo restaurantes de fast food como a McDonald’s e Taco Bell ou supermercados como Costco, Walmart e Target – faz com que, à mais pequena sensação de fome, passemos por um restaurante ou supermercado para comprar comida.

Segundo Charles Courtemanche, professor-assistente da Universidade da Georgia, Estado Unidos, o aumento da taxa de obesidade deve-se, em larga parte, aos constantes incentivos para comer.

Courtemanche e os colegas construíram um modelo económico das condições que influenciam o nosso peso: rendimentos e desemprego; preço da comida; presença de retalhistas; preços da gasolina e existência ou não de ginásios nas proximidades da nossa casa e emprego.

Os dados mostraram que a presença de mercados, supermercados e restaurantes são responsáveis por mais de 40% do aumento da obesidade nos Estados Unidos, explica o relatório Can Changing Economics Factors Explain the Rise in Obesity?

“Caso queiram perder alguns quilos e esteja a pensar mudar de casa, escolha a casa que fica mais perto do ginásio e não a que está ao lado do Walmart”, aconselha o Scientific American.

Foto: Doug Sun Beams / Creative Commons





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