Quem o conhece melhor: os seus amigos ou o seu computador?
Quem o conhece melhor: a sua família e amigos ou o seu computador? Segundo Youyou Wu, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e Michal Kosinski, da Universidade de Stanford, Estados Unidos, são os computadores.
Wu e Kosinski lideraram uma equipa de psicólogos e cientistas computacionais e são co-autores de um estudo que criou uma base de dados, a myPersonality, que conduziu centenas de milhares de testes de personalidade online. Os autores usaram os resultados do myPersonality, com base nos “gosto” do Facebook, para depois desenvolver um algoritmo que pode prever a personalidade de uma determinada pessoa.
Depois, eles compararam os resultados do algoritmo com as análises de amigos e familiares dessa mesma pessoa, e o resultado é o que lhe contamos no início do texto: os computadores conseguiram identificar melhor a personalidade de um determinado cidadão do que os seus familiares, conhecidos e até amigos íntimos.
Segundo o estudo, a forma como nos comportamos em redes sociais como Facebook ou Twitter pode prever os nossos gostos, o que vamos comprar, a música que ouvimos no dia-a-dia ou até o que iremos procurar na internet.
“Com a nossa pegada digital a crescer sempre que clicamos em algo, é apenas uma questão de tempo até que os computadores nos conheçam melhor do que nós próprios”, conclui o Smithsonion Mag.
Foto: Chance Reecher / Creative Commons