Quénia: Adolescente de 11 anos inventa sistema que ajuda agricultores a lidar com animais selvagens (com FOTOS)



Richard Turere é queniano e vive em Empakasi, perto do Parque Nacional de Nairobi, a área onde se concentram mais leões no Mundo. Com apenas 11 anos, Turere inventou uma forma de ajudar os agricultores locais a lidar com estes e outros animais selvagens, garantindo, no processo, a sobrevivência do gado da sua família e dos seus vizinhos.

Segundo explica o blog de inovação AfriGadget, a família de Turere – e outras – via, muitas vezes, as suas vacas, cabras e ovelhas serem comidas, sobretudo à noite, por animais como leões ou tigres.

Mas este jovem, que todos os dias lida com o gado, apercebeu-se que os leões não se aproximavam da zona do gado quando alguém estivesse por perto com uma lanterna. Assim, Richard pegou em lâmpadas LED de lanternas partidas e ligou-as a um sistema automático de iluminação de quatro ou cinco lâmpadas. Depois, instalou o sistema perto das cercas do gado.

As lâmpadas estão ligadas a uma caixa que se liga e desliga, e a uma velha bateria de automóvel carregada através do painel solar cuja principal função é gerar electricidade para a televisão lá de casa. As luzes apontam para a escuridão e, de forma imaginativa, alinham-se em sequência, dando a ilusão de que alguém está, de facto, perto da cerca.

Desde que este sistema foi instalado, há dois anos, a família Turere não perdeu um único animal. Ao contrário dos vizinhos, cujo gado continuou a ser atacado por leões. Assim, o jovem instalou sistemas idênticos em toda a aldeia.

Veja algumas das fotos do sistema e o desenho do próprio Richard Turere a explica-lo. Siga também o AfriGadget no Twitter e Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...