Quénia: macaco provoca apagão nacional durante três horas



Os consumidores, negócios e indústrias quenianos ficaram três horas sem electricidade, ontem, devido à invasão, por parte de um macaco curioso, da central hidroeléctrica de Gitaru, de acordo com o The New York Times.

Segundo a Kenyan Electricity Generation Company – KenGen – um macaco subiu até ao topo da central eléctrica e, depois, caiu ou saltou para um transformador, causando um blackout. O macaco sobreviveu ao impacto e foi enviado para os serviços de vida selvagem do país. “As instalações da KenGen encontram-se seguras por uma rede que mantém os animais selvagens à distância. Mas lamentamos este incidente e vamos procurar novas formas de aumentar a segurança em todas as nossas centrais”, explicou a empresa.

Esta espécie de macaco – um macaco do Velho-Mundo, na verdade – pode chegar aos 60 centímetros, excluindo a cauda, e bastante brincalhão. Podem ser facilmente vistos em todo o território queniano e, normalmente, desloca-se acompanhado. Para além de entrar em centrais eléctricas, o macaco do Velho-Mundo costuma “roubar” mochilas e visitar as casas e cozinhas cujas portas e janelas são incautamente deixadas abertas, à procura de bananas.

Segundo o The New York Times, a maioria das habitações e negócios recuperou a electricidade ainda na terça-feira; outros consumidores mantinham-se às escuras na quarta-feira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...