Quer instalar painéis solares fotovoltaicos? Saiba que apoios existem



A energia do futuro é de origem renovável – é amiga do ambiente, é ilimitada e ajuda a poupar dinheiro ao fim do mês. Além disso, Portugal é dos países europeus com mais horas de sol por ano , o que se torna uma grande vantagem para obter energia através da luz solar. Apesar do grande investimento inicial, ao instalar painéis solares fotovoltaicos está a reduzir os custos da eletricidade entre 50% a 70%, uma poupança que pode chegar aos 1000 euros por ano, revela a Selectra.

Se está a pensar adquirir este equipamento, fique a saber que existem diversos apoios para as instalações fotovoltaicas. A empresa especialista na comparação de tarifas de energia, indica-lhe quatro soluções que o podem ajudar a dar o próximo passo:

Apoio Edifícios +Sustentáveis – Este programa, que já vai na segunda fase, tem como objetivo incentivar à melhoria da eficiência energética das habitações e reduzir em cerca de 30% as necessidades de energia primária dos edifícios que tenham sido alvos de intervenção. Destina-se tanto a proprietários de edifícios de habitação unifamiliares existentes e ocupados (moradias), como de frações autónomas em edifícios multifamiliares (apartamentos) ou ainda de edifícios multifamiliares (prédios na sua totalidade), e está a aceitar candidaturas até ao final do mês. No que diz respeito a sistemas solares térmicos e painéis fotovoltaicos a taxa prevista para ambos os equipamentos é de 85% e pode levar a um reembolso de até 2.500 euros. No entanto, as despesas são comparticipadas por devolução, o que significa que terá de realizar as obras antes de se poder candidatar a este apoio e por sua vez, as faturas têm de ser posteriores a 7 de setembro de 2020.

Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços – Este programa apoia os proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes (pessoas singulares ou coletivas). A subvenção não é reembolsável e os projetos têm 24 meses para ser implementados, sendo que podem abranger a intervenção de um ou mais edifícios, desde que estes se encontrem contemplados no mesmo Certificado Energético. A taxa de apoio vai até aos 70% e o reembolso máximo é de 2.000 euros. Todas as entidades que se mostrem interessadas podem candidatar-se até 31 de maio.

Apoio à Aquisição e Instalação de Painéis Fotovoltaicos nas Explorações Agrícolas – Ao abrigo do pacote NextGeneration, este programa pretende contribuir para a sua autossuficiência energética e para a descarbonização do setor agrícola. O apoio é concedido sob a forma de subsídio não reembolsável e dirige-se à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos e estruturas associadas, assumindo a modalidade de custos simplificados e tendo em conta que o preço total se situa entre os 1.000 e os 50.000 euros. As candidaturas podem ser submetidas até às 17h do dia 6 de maio e só serão reembolsados os equipamentos adquiridos após a solicitação deste apoio.

Tarifários solares das comercializadoras – As comercializadoras oferecem soluções e descontos na aquisição de painéis solares. A Iberdrola, por exemplo, tem o programa “Smart Solar” que lhe dá a possibilidade de pagar o equipamento a prestações sem juros. Ou seja, se adquirir 2 painéis 340Wp, cujo total é de cerca de 1.436,40€, poderá optar por pagar em porções de 39,90€ por 36 meses. A Goldenergy é outra das comercializadoras que oferecem atualmente um serviço equivalente a este, incluindo também descontos na adesão ao seu Tarifário Solar, à semelhança do projeto EDP Solar que, para além destas duas condições, oferece ainda a instalação do equipamento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...