Quer ser um “caçador de planetas”? A NASA está à procura de voluntários



A NASA lançou um novo site de ciência cidadã chamado Planet Patrol, onde voluntários podem ajudar na busca por exoplanetas em dados do telescópio espacial TESS.

Se sempre quis ajudar os cientistas a encontrar exoplanetas, pequenos mundos que orbitam estrelas distantes, agora tem a sua oportunidade.

A NASA acaba de lançar um novo site de ciência cidadã chamado Planet Patrol, uma colaboração entre a NASA, o SETI Institute, o Space Telescope Science Institute e o Zooniverse. Os voluntários ajudarão os astrónomos a examinar as imagens obtidas pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), o mais novo caçador de planetas da NASA, lançado em 2018.

Segundo o site da Planet Patrol, a missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA tirará fotos de mais de um milhão de estrelas em busca de planetas que os orbitam, chamados de “exoplanetas em trânsito”. A NASA espera que esta missão veja milhares desses exoplanetas em trânsito quando passarem em frente das estrelas próximas que bloqueiam periodicamente parte da luz das estrelas.

Contudo, quando uma estrela escurece pode não ser por causa de um planeta. Estrelas variáveis, estrelas binárias eclipsadas, falhas nos dados, etc., podem causar um efeito semelhante. E a NASA precisa da ajuda para localizar esses “impostores”.

O objetivo é duplo: procurar candidatos planetários nos dados, bem como impostores planetários, outros objetos ou fenómenos que possam estar a imitar um planeta.

Em comunicado, o líder do projeto Veselin Kostov, do Goddard Space Flight Center da NASA, afirmou:

“Os métodos automatizados de processamento de dados TESS às vezes falham em detectar impostores que parecem exoplanetas. O olho humano é extremamente bom em detectar esses impostores, e precisamos de cientistas cidadãos para nos ajudar a distinguir entre planetas semelhantes e verdadeiros.”

Pode ser complicado separar os planetas reais dos falsos, mas no novo site, os voluntários podem fazer perguntas sobre cada imagem que estudam. O que ajuda a equipa TESS a restringir a lista de planetas potenciais para aqueles que são os mais promissores. Há também a comunidade Planet Patrol Talk, onde os participantes podem discutir as suas descobertas uns com os outros.

Mais de 4.000 exoplanetas foram descobertos até agora na nossa galáxia, variando de um Júpiter escaldante a mundos rochosos menores e mais frios como a Terra. Os astrónomos estimam que quase todas as estrelas têm pelo menos um planeta e que o número total de planetas pode superar as estrelas da nossa galáxia.

Se quiser pertencer à “Planet Patrol” pode aceder ao site oficial aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...