Quercus alerta para poluição atmosférica no Porto litoral e Braga



A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) alerta para problemas na qualidade do ar na região norte do país, existindo níveis de poluentes atmosféricos superiores aos da protecção da saúde humana.

A organização ambiental analisou os dados disponíveis na base de dados QualAr, relativos a 2012 e 2013, e verificou a ultrapassagem dos valores limite anuais de dióxido de azoto e dos valores limite diários de partículas inaláveis impostos pela legislação em estações das aglomerações do Porto Litoral e de Braga.

De acordo com a Quercus, “em Portugal, a gestão e manutenção da rede de qualidade do ar é responsabilidade das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional”, entidades que também são “responsáveis pela elaboração dos Planos e Programas de Melhoria da Qualidade do Ar para as zonas onde os níveis de poluentes são superiores aos valores limites impostos pela legislação”.

A Quercus sublinha ainda, num comunicado emitido pela direcção nacional, que “o incumprimento continuado ao longo dos anos nestas aglomerações evidencia a não aplicação, ineficácia ou falta de ambição das medidas propostas pelos Planos e Programas de Melhoria da Qualidade do Ar, aprovados em Junho de 2014, e com atrasos consideráveis face aos períodos de incumprimento”.

Estes planos contemplam uma série de medidas a serem implementadas para fazer face aos incumprimentos verificados em anos anteriores na região norte, de Braga e centro.

A destaca ainda no comunicado que anualmente morrem prematuramente mais de 400 mil europeus devido “à má qualidade do ar que respiram”. Em Portugal estima-se, tendo por base dados de 2010, a ocorrência de 6.647 mortes prematuras directas ou indirectamente relacionadas com a poluição atmosférica. Os custos para o Sistema Nacional de Saúde associados com a poluição do ar estão estimados entre €5.130 milhões e €15.390 milhões para o mesmo ano de referência.

Foto:  JAMoutinho / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...