Quercus e AZU organizam hoje jornada ambiental no centro do país



A poluição da água nos rios e no mar, é uma consequência muito frequente da irresponsabilidade do homem no planeta. Em Portugal, a situação não é diferente.

A Quercus e a AZU (Associação Ambiente em Zonas Uraníferas) organizaram uma jornada ambiental aberta a toda a população, que terá lugar hoje, dia 12 de março. O foco principal é alertar para a poluição que continua a existir nos rios do centro de Portugal, mostrando alguns dos locais responsáveis.

No final do trajeto prevê-se uma concentração, de forma a chamar a atenção para os impactes ambientais que se dão na Barragem da Aguieira, originados pelas descargas de esgotos no rio Mondego, e de resíduos na ribeira da Pantanha (afluente do rio Mondego) que provêm da zona industrial do Pisco em Nelas, e de outros concelhos próximos.

O programa:

10h00 – Visita à ETAR 1 de Nelas para verificação da poluição proveniente de esgotos não tratados;
11h00 – Visita à ribeira da Pantanha, em Caldas da Felgueira, para verificação da poluição proveniente dos resíduos da Zona Industrial do Pisco, em Nelas, bem como da poluição do rio Dão, proveniente da ETAR Lavandeira de Mangualde e outros concelhos (Carregal do Sal, Tondela, Santa Comba Dão);
12h30 – Visita ao rio Dão, na Povoa Dão, para verificação da poluição proveniente de esgotos não tratados;
14h30 – Visita ao rio Dardavaz, para verificação da poluição decorrente de resíduos industriais da Zona Industrial Adiça (concelho de Tondela);
16h00 – Concentração de Ambientalistas na Barragem de Aguieira, em Defesa da Água;
16h30 – Conferência de imprensa de apresentação do relatório das visitas realizadas e apresentação da queixa a formular à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...