Quercus e Yves Rocher recuperam floresta em Vale do Porto, Fátima



No próximo dia 19 de Janeiro, sábado, pelas 10 horas, a Quercus e a Yves Rocher Portugal associam-se numa acção de plantação de espécies autóctones em Vale do Porto, freguesia de Fátima, concelho de Ourém. Esta iniciativa contará com a presença de colaboradores da Quercus e da Yves Rocher Portugal, bem como da Junta de Freguesia de Fátima que apoia a iniciativa através da cedência do terreno com cerca de 9.000 m2.

A área a intervir era uma antiga entulheira que vai ser recuperada através da instalação de cerca de 1.500 plantas pertencentes a 18 espécies, nomeadamente medronheiro (Arbutus unedo), carvalho-português (Quercus faginea) e outras espécies da flora local.

Esta iniciativa dá continuidade a uma parceria entre a Yves Rocher Portugal e a Quercus para o período 2010-2014, que visa a recuperação do coberto vegetal autóctone em diversos locais do país através da plantação de 165.000 árvores/arbustos autóctones, sobretudo em Áreas Protegidas e Sítios da Rede Natura 2000, no âmbito do projeto “Plantemos Para o Planeta” levado a cabo pela Fundação Yves Rocher.

Esta iniciativa insere-se igualmente no projecto Criar Bosques, da Quercus, que procura criar e cuidar de bosques de espécies autóctones (árvores e arbustos da flora portuguesa), nomeadamente carvalhais de carvalho-alvarinho (Quercus robur), de carvalho-negral (Quercus pyrenaica), de carvalho-português (Quercus faginea), carvalhais mistos, medronhais, sobreirais (Quercus suber) e azinhais (Quercus rotundifolia), bosques reliquiais de carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis), bosquetes de loureiro (Laurus nobilis), bosques paludosos ou aluvionares com amieiro (Alnus glutinosa) e outras espécies ripícolas, bosques de teixo (Taxus baccata) e azevinho (Ilex aquifolium).

Na escolha dos locais, das espécies e das técnicas de preparação do terreno e de plantação teve-se em consideração o fomento a diversificação biológica, a conservação dos solos e o papel de regularização do ciclo hidrológico.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...