Quercus pede clarificação de Governo sobre redução de emissões
A Quercus quer que o novo Governo clarifique urgentemente a sua posição em relação à redução de 30% das emissões dos gases com efeito de estuda até 2020. Para Francisco Ferreira, em declarações à agência Lusa, citada pelo Público, tem havido demasiada ambiguidade sobre a orientação estratégica.
A organização de defesa do ambiente está preocupada com o facto de Portugal marcar presença no Conselho de Ministros europeus do Ambiente, que decorre esta terça-feira, através da representação permanente em Bruxelas e não através de uma presença ministerial, ou seja, sem uma posição política activa.
O executivo cessante de José Sócrates, através do Ministério do Ambiente, assumiu perante a Comissão Europeia concordar com o objectivo europeu de redução das emissões em 30 por cento entre 1990 e 2020.
Depois da “falta de progresso registada na reunião de Bona” sobre um compromisso para o período depois de 2012, esta é uma “altura crucial” para a União Europeia mostrar o seu empenho nas metas definidas na área da protecção do clima, acredita a Quercus, que irá pedir explicações a Assunção Cristas, ministra do Ambiente, que hoje toma posse.