Entrevista: “Queremos criar uma onda de mudança positiva e solidária entre todos” – Nádia Reis, Continente
O projeto Heróis Missão Continente quer mobilizar as pessoas a adotar melhores hábitos, atuar na sua comunidade e gerar mais participações entre os membros de cada freguesia, vila ou bairro.
Em entrevista à Green Savers, Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, explica como a Missão Continente está a criar comunidades mais felizes e a contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
A Missão Continente é a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social do Continente. Como nasceu e quais são os seus principais objetivos?
A Missão Continente foi criada em 2003, na altura como Missão Sorriso, e é desde esse momento o projeto agregador de todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente. Somos uma marca portuguesa ao lado das famílias portuguesas há mais de 35 anos, líder no setor do retalho alimentar nacional, por isso a Missão Continente está ancorada nos valores de comunidade, entreajuda, cuidado ao próximo, na procura por um futuro sustentável, atuando em três principais eixos que são a Alimentação, Pessoas e Planeta.
Ao longo dos últimos anos, seja através das suas próprias iniciativas, seja através da participação em campanhas e projetos externos, a Missão Continente tem procurado alinhar a sua atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Nesse sentido, quais são os grandes desafios do projeto Heróis Missão Continente?
O projeto Heróis Missão Continente quer mobilizar as pessoas a adotar melhores hábitos, atuar na sua comunidade e gerar mais participações entre os membros de cada freguesia, vila, bairro, etc. até, idealmente, alcançarmos um movimento mais abrangente e, portanto, uma sociedade mais solidária, preocupada e sustentável. O que realmente queremos é criar uma onda de mudança positiva e solidária entre todos, um efeito dominó, em que cada Herói, além de contribuir de forma simples, inspira outros a juntarem- se também. Desde a sua fundação, que a Missão Continente trabalha junto das comunidades, com parceiros nacionais e locais, comunicando a sua atuação aos portugueses.
Mas, neste propósito de criar comunidades mais felizes, sentimos que fazia todo o sentido os cidadãos poderem juntar-se a nós, em vez de apenas “assistir”. E é assim que nasce a ideia base e mote deste projeto: ‘Qualquer pessoa pode ser um Herói’.
O projeto materializa-se numa plataforma digital, no site da Missão Continente, onde são apresentadas Missões. Como podem os portugueses tornar-se Heróis?
É muito simples: aceder ao site da Missão Continente, entrar na secção Heróis, selecionar uma das Missões disponíveis e seguir os passos de inscrição, para a qual basta facultar nome e e-mail. A partir desse momento, o utilizador entra na plataforma quando quiser, completando a Missão selecionada (ou outra). A conclusão de cada Missão é feita através da submissão de um descritivo da experiência, assim como fotografias ou vídeos que comprovem a execução das ações sugeridas. As Missões mais originais e emocionantes, são depois partilhadas no site para inspirar outras pessoas a participar.
À medida que completam os desafios, os Heróis vão conquistando crachás e a sua notoriedade vai aumentando, com visibilidade no ranking dos Heróis. Há também algumas surpresas previstas para os mais determinados que consigam terminar as Missões de grau de dificuldade mais elevado.
No lançamento deste novo projeto foram divulgados minidocumentários com histórias reais de colaboradores Sonae MC. Os colaboradores da Sonae MC são também eles Heróis?
Sem dúvida que os colaboradores da Sonae MC são verdadeiros heróis: multiplicam- se entre os seus compromissos familiares, o seu trabalho e são os primeiros a aderir e a apoiar as causas da Missão Continente. Quando lançámos o projeto, sabíamos que muitos já participam em projetos sociais ou contribuem de forma individual nas suas comunidades ou para a proteção do meio ambiente e quisemos dar-lhes o devido reconhecimento. Porque sentimos que é devido e, precisamente, porque acreditamos que o exemplo é a melhor fonte de inspiração para outros; vemos nestas histórias o potencial para influenciar outros a juntarem-se a este compromisso.
Qual tem sido a reação do público? Que balanço fazem desde o lançamento?
Este projeto é pioneiro. Desde o início da sua conceção que estivemos conscientes da impossibilidade de estimar qual seria a adesão, prever níveis de participação, até porque não há iniciativas semelhantes em Portugal. Inspirados no modelo grassroots, este é um projeto que encoraja os cidadãos a contribuir, assumindo responsabilidade e ação local de influência, mas está totalmente dependente da sua vontade de participar (e principalmente de o fazer continuamente). É um modelo de mobilização de pessoas de acordo com a sua capacidade e vontade pessoal.
Felizmente, temos vindo a confirmar que o espírito de entreajuda – mesmo nos locais mais urbanos – existe e é uma tendência crescente, muito possivelmente impulsionada pela crescente preocupação com a sustentabilidade, que tem contribuído para o desenvolvimento da consciência coletiva. Até ao momento, já são mais de 3500 os Heróis a fazer parte desta comunidade. É com muita satisfação que continuamos a ver o número de Heróis e Missões cumpridas a crescer.
Preservar o nosso planeta e promover as melhores práticas, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, são alguns dos principais objetivos da estratégia da Missão Continente. Gostariam de destacar alguns projetos?
O combate ao desperdício alimentar é feito em várias frentes e para o qual temos um papel fundamental. uma das atividades das nossas lojas é a doação diária dos seus excedentes alimentares a instituições sociais locais. Ou seja, há um trabalho diário das mais de 300 lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia de análise e recolha dos alimentos que perdem o seu valor comercial, mas que preservam excelentes condições de consumo, por forma a garantir que estes não são desperdiçados. Outro exemplo são alguns produtos que são confecionados a partir de frutas que estão perto de passar o seu ponto ótimo de venda, tais como as saladas de fruta feitas em loja. Além disso, num trabalho próximo com parceiros e fornecedores, aproveitamos também o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando- as em snacks de fruta desidratada ou sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça. A Escola Missão Continente é outro dos projetos em que nos dedicamos a partilhar conteúdos relacionados com alimentação equilibrada e estilos de vida saudáveis em que se aborda a sazonalidade dos alimentos, a importância da reciclagem e também o combate ao desperdício alimentar às escolas inscritas no programa.
Desde 2008 que a parceria entre a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim está a dar uma segunda vida à cortiça, promovendo a recolha de rolhas para reciclagem, valorizando esta matéria prima, sensibilizando a população e financiando a rearborização através do projeto Green Cork. cerca de 85% das rolhas recolhidas anualmente provêm das lojas Continente. Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha, tendo já permitido o reaproveitamento de mais de 83,5 milhões de rolhas, entregues por escolas, instituições e clientes. Estas rolhas são depois encaminhadas para a reciclagem, cuja entrega para valorização permitiu que o valor revertesse a favor da plantação 1 milhão de árvores autóctones.
E em relação às iniciativas de apoio à comunidade?
A prática de doação diária de excedentes alimentares das lojas às associações locais é não só uma forma de combater o desperdício alimentar, mas também de ajudar quem mais precisa com produtos que ainda preservam todas as condições de qualidade, segurança e higiene alimentar, apesar de terem perdido o seu valor comercial. Estas entregas diárias que ocorrem em todas as mais de 300 lojas por todo o território nacional e ilhas, há mais de 27 anos, durante todo o ano, permitiram em 2021 a distribuição total de 19,2 milhões de euros em excedentes alimentares a 1448 instituições espalhadas pelo país: 1078 instituições de solidariedade social e 370 associações de apoio e bem-estar animal. Adicionalmente, também os colaboradores das lojas e entrepostos da Sonae MC têm acesso a estes produtos, disponibilizados nas áreas sociais das estruturas para consumo durante o horário laboral.
Esse reaproveitamento interno permitiu salvar o equivalente a 2,3 milhões de euros de excedentes Além do apoio prestado diariamente através da doação de alimentos, no Natal de 2021, a Missão Continente levou a cabo um projeto de grande impacto social junto da comunidade no âmbito do combate à solidão e isolamento social, com a campanha “Luzes com Presença”. De 20 de novembro até 6 de janeiro estiveram à venda nas lojas Continente e Meu Super vales solidários de 1€, cujo valor angariado atingiu 1,2 milhões de euros (incluindo donativos bancários e chamadas de valor acrescentado) e vai permitir apoiar 11 instituições nacionais e locais de prevenção e combate à solidão e isolamento social. O trabalho destas instituições envolve ações de proximidade e integração, tais como chamadas telefónicas, visitas domiciliárias, apoio psicológico, animação cultural entre outras formas de ajuda. Adicionalmente, e num gesto simbólico, a Missão Continente acendeu luzes de Natal em várias das localidades mais isoladas de Portugal, ajudando a levar a presença de quem participou a todo o país, fazendo com que essas populações se sentissem um pouco mais acompanhadas durante a época festiva do Natal.
A Escola Missão Continente tem aqui um papel importante para a mensagem de um estilo de vida mais saudável e equilibrado chegar aos mais novos?
A Escola Missão Continente tem crescido a um ritmo muito considerável desde a sua primeira edição em 2016/17. São cada vez mais as turmas a aderir, com as escolas e professores a reconhecer o valor que o programa acrescenta no seu percurso formativo – pela mensagem que transmite e a forma como esta é partilhada. Os conteúdos e formatos são adaptados a cada ano de escolaridade, mas há um objetivo maior global: promover uma alimentação saudável e consumo consciente, em harmonia com um estilo de vida ativo junto dos mais novos. Lançado inicialmente para o 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), este ano letivo (2021-2022), o programa Escola Missão Continente alargou o seu âmbito de atuação ao Pré-Escolar e ao 2º ciclo do Ensino Básico, com mais de 70 mil alunos inscritos de e 655 escolas de todo o país. Outra novidade deste ano letivo é o lançamento de um estudo científico de medição de impacto com o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, que vai avaliar os resultados deste programa educativo em 35 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), acompanhando assim o percurso destas crianças durante todo o 1º ciclo de ensino. É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.
A Missão Continente anunciou recentemente a criação de um novo Conselho Estratégico. Tendo em conta o atual contexto social em que vivemos, o modelo estratégico da Missão Continente foi repensado? E quais os objetivos?
Tendo em conta o contexto social desafiador que atravessamos, repensámos o modelo estratégico da Missão Continente, que conta agora com o contributo dos mais altos representantes de entidades com relevância na sociedade portuguesa, com o objetivo de avaliar e delinear estratégias e desenvolver iniciativas que respondam aos mais prementes desafios sociais.