Químico na água levou à morte de 95% dos animais no fundo do mar em região da Rússia



A presença de algum produto tóxico nas águas da costa da Península de Kamchatka foi alertado por um grupo de surfistas locais, que ficaram feridos com algumas queimaduras depois de entrarem na água na praia Khalaktyrsky.

Após investigação, descobriu-se que 95% das espécies marinhas no fundo do mar estavam mortas. “Na costa também não encontrámos grandes animais marinhos ou pássaros mortos. No entanto, ao mergulhar, descobrimos que em profundidades de 10 a 15 metros há uma morte massiva de bentos”, explicou Ivan Usatov, investigador da Reserva Natural de Kronotsky, ao jornal The Independent.

O ecossistema marinho foi gravemente prejudicado, e embora alguns animais tivessem sobrevivido, os cientistas alertam para a probabilidade de ainda morrerem; Não só pela qualidade da água, como pela falta de alimento.

Organizações como a Greenpeace e a World Wildlife Fund definiram o acontecimento como uma “catástrofe ecológica”, e levaram a que Dmitry Kobylkin, Ministro dos Recursos Naturais e do Ambiente, decidisse procurar os principais culpados pelo desastre. De momento a investigação ainda está em curso, mas já se pôde concluir que a água tinha alguns componentes de petróleo, nomeadamente fenol.

 

Fonte: The Independent.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...