Rã que muda textura da pele descoberta no Equador

A arte do disfarce no mundo animal é dominada pelo camaleão e pelo polvo. Mas foi agora descoberta uma nova espécie que promete rivalizar com estes dois animais na mestria da camuflagem. Trata-se de uma pequena rã que foi descoberta nas florestas do Equador e possui a capacidade de mudar a textura da sua pele para se confundir com o meio envolvente.

O pequeno anfíbio, que tem um tamanho semelhante a um berlinde, foi descoberto por Katherine Krynak, doutoranda na Case Western Reserve University, no Ohio, Estados Unidos, e pelo marido, Tim Krynak, também investigador, durante uma saída de campo para estudo da fauna da floresta nublada do oeste dos Andes.

Os investigadores avistaram a rã sobre uma folha coberta de musgo, tendo a sua aparência espinhosa surpreendido o casal, que recolheu o animal para análise posterior. A maior surpresa ocorreu quando colocaram o animal sobre uma superfície de plástico para o fotografar e repararam que a pele da rã estava agora lisa. Os investigadores decidiram então colocar a rã novamente sobre musgo e observaram a rapidez com que a pele do anfíbio adquiriu novamente um aspecto irregular. Desta forma, os Krynak aperceberam-se que a rã era capaz de alterar as características da sua pele.

“O aspecto espinhoso voltou”, recorda Katherine Krynak. “Não podíamos acreditar no que estávamos a ver, a rã alterou a textura da pele”, cita o TreeHugger. “O aspecto espinhoso e a coloração ajudam a rã a confundir-se com o habitat musgoso, o que torna difícil a sua identificação”.

A descoberta da rã ocorreu em 2009 e desde então os dois investigadores, em conjunto com outros cientistas, têm elaborado várias análises morfológicas e genéticas que culminaram agora com a descrição do animal como uma nova espécie, que recebeu o nome científico de Pristimantis mutabilis. A confirmação da nova espécie foi documentada na revista científica Zoological Journal of the Linnean Society.

Foto: Zoological Journal of the Linnean Society

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...