Raia gigante com 4 metros encontrada no Camboja



Foi no rio Mekong, no Camboja, que um grupo de cientistas e pescadores locais encontraram aquele que acreditam ser o maior peixe de água doce do mundo. Tratava-se de uma raia gigante da espécie Urogymnus polylepis, que media 4 metros e pesava 300 quilogramas.

O animal foi encontrado durante a noite de 13 de junho por pescadores, tendo a equipa, que se encontrava na região no âmbito de uma expedição da Wonders of the Mekong, chegado depois ao local para o analisar. A fêmea foi identificada eletronicamente e devolvida ao rio, podendo agora os investigadores monitorizar os seus movimentos.

“É quase inconcebível que um peixe deste tamanho ainda ocorra num rio tão pescado e desenvolvido como o Mekong”, refere Zeb Hogan, biólogo da Universidade de Nevada, em Reno, na revista científica Science.

O projeto Wonders of the Mekong encontra-se a estudar o ecossistema de uma parte do rio, tendo como objetivo marcar 200 peixes com dispositivos acústicos e observar os seus movimentos. O objetivo final é contribuir para a conservação das espécies de água doce, que se encontram em perigo de extinção.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.