R&D Nester desenvolve aplicação pioneira para prever produção de energia solar



O R&D Nester, Centro de Investigação e Desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, desenvolveu uma aplicação que faz a previsão da produção de energia solar fotovoltaica, contribuindo para uma gestão mais eficaz da produção desta fonte de energia renovável.

A aplicação surgiu do projecto Renewable Energy Dispatch, faz a previsão num horizonte de sete dias e é ajustável às características individuais de cada central fotovoltaica. Passa, por isso, a ser possível determinar-se com maior fiabilidade e menores custos a produção final real de energia solar, o que permitirá potenciar eventuais incrementos em termos de geração a partir de fontes renováveis.

Este modelo, pioneiro em Portugal, já está operacional em 15 centrais fotovoltaicas com base de incidência no centro e sul do país, que corresponde a cerca de 28% da potência solar instalada. O objectivo será depois alargar as previsões a todo o país.

“Este é um importante contributo para iniciar um novo processo de desenvolvimento na gestão da produção fotovoltaica, de forma a criar condições que possam responder a possíveis acréscimos de geração de energia solar”, explicou Nuno Souza e Silva, administrador do R&D Nester.

Em breve, o sistema passará a incorporar também a temperatura ambiente, o que permitirá uma previsão ainda mais precisa. Na fase final deste projecto, até Outubro deste ano, o R&D Nester conta também incorporar um outro indicador, o cloud índex, um índice de nebulosidade que será obtido através de um equipamento absolutamente inovador, uma sky camera.

Conheça melhor o R&D Nester nesta reportagem do Green Savers, publicada em Outubro de 2014.

Foto: Bart Speelman / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...