Receita Sustentável:  Bacalhau confitado com tomate seco e alperces

Começámos a preparar o bacalhau assim, salgado, ainda em 1497 quando chegamos à América do Norte. Dessa forma resolvíamos um dos problemas mais sérios das expedições marítimas, que era a conservação dos alimentos durante as viagens.  Hoje somos famosos pelas inúmeras – dizem que mil – formas de cozinhar bacalhau, por isso não é fácil ser criativo com este peixe. Mas foi precisamente isso que o chef Vítor Sobral conseguiu aqui. Sobral é um dos mais  aclamados chefs nacionais, e tem actualmente três restaurantes em Lisboa (Tasca da Esquina, Balcão da Esquina e Peixaria da Esquina) e outros tantos premiados no Brasil.

Guardámos o bacalhau para o fim, “O Orgulho Português” como lhe chama o Guia do Pescado da World Wildlife Fund For Nature. É a última de uma série de receitas que lhe temos vindo a trazer.

Preparação:

Disponha o bacalhau numa assadeira, perfume com azeite extra virgem e guarneça com o tomate seco, o alperce, o alho, a pimenta verde, sal e alecrim.  Cubra e leve ao forno pré-aquecido até que o peixe esteja pronto.

Enquanto isso prepare o puré de batata. Numa panela grande, aqueça o azeite com alho, cebola e alho-francês, adicione as batatas e deixe cozinhar um pouco. Junte o caldo de galinha e o leite e cozinhe em lume baixo. Tempere com sal e pimenta e triture tudo junto até ficar liso e macio. Corte o espinafre em tiras finas e adicione ao puré.

Sirva o bacalhau em cima de uma porção de puré de batata, regue com o molho restante e delicie-se!

Iingredientes:

Para o peixe:

2.5kg de bacalhau

50g de tomates secos picados

50g de alperces secos picados

50g de azeitonas verdes filetadas

25g de alho laminado

5g de pimenta verde em grão

azeite virgem extra

sal marinho tradicional

alecrim em hastes

Puré de batata:

1.5kg batatas em cubos

20g de alho laminado

200g de cebolas em cubos

300g de folhas de espinafre

150g de alho-francês em cubos

200ml de caldo de galinha

1L de leite

azeite extra virgem

sal marinho tradicional

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php