Receita Sustentável: Bacalhau confitado com tomate seco e alperces
Começámos a preparar o bacalhau assim, salgado, ainda em 1497 quando chegamos à América do Norte. Dessa forma resolvíamos um dos problemas mais sérios das expedições marítimas, que era a conservação dos alimentos durante as viagens. Hoje somos famosos pelas inúmeras – dizem que mil – formas de cozinhar bacalhau, por isso não é fácil ser criativo com este peixe. Mas foi precisamente isso que o chef Vítor Sobral conseguiu aqui. Sobral é um dos mais aclamados chefs nacionais, e tem actualmente três restaurantes em Lisboa (Tasca da Esquina, Balcão da Esquina e Peixaria da Esquina) e outros tantos premiados no Brasil.
Guardámos o bacalhau para o fim, “O Orgulho Português” como lhe chama o Guia do Pescado da World Wildlife Fund For Nature. É a última de uma série de receitas que lhe temos vindo a trazer.
Preparação:
Disponha o bacalhau numa assadeira, perfume com azeite extra virgem e guarneça com o tomate seco, o alperce, o alho, a pimenta verde, sal e alecrim. Cubra e leve ao forno pré-aquecido até que o peixe esteja pronto.
Enquanto isso prepare o puré de batata. Numa panela grande, aqueça o azeite com alho, cebola e alho-francês, adicione as batatas e deixe cozinhar um pouco. Junte o caldo de galinha e o leite e cozinhe em lume baixo. Tempere com sal e pimenta e triture tudo junto até ficar liso e macio. Corte o espinafre em tiras finas e adicione ao puré.
Sirva o bacalhau em cima de uma porção de puré de batata, regue com o molho restante e delicie-se!
Iingredientes:
Para o peixe:
2.5kg de bacalhau
50g de tomates secos picados
50g de alperces secos picados
50g de azeitonas verdes filetadas
25g de alho laminado
5g de pimenta verde em grão
azeite virgem extra
sal marinho tradicional
alecrim em hastes
Puré de batata:
1.5kg batatas em cubos
20g de alho laminado
200g de cebolas em cubos
300g de folhas de espinafre
150g de alho-francês em cubos
200ml de caldo de galinha
1L de leite
azeite extra virgem
sal marinho tradicional