Receita Sustentável: Filete de dourada com camarões em creme de rábano
Sabia que a Dourada começa a sua vida como um peixe macho mas que, quando atinge cerca de 30 centímetros, transforma-se em fêmea? Nessa altura, e durante quatro meses, pode colocar até 80.000 ovos por dia.
Não que isso vá interferir muito com esta receita que pode ser encontrada no Guia do Pescado da WWF, da responsabilidade de Uroš Štefelin. Chef esloveno que ficou famoso pela forma como dá um toque pessoal – e muito moderno – à cozinha tradicional do seu país.
Preparação
Corte o rábano e as batatas em pedaços pequenos e cozinhe-os numa panela com água a ferver até ficarem macios (aproximadamente 10-15 minutos). Tempere-os com sal e pimenta e triture até ficar homogéneo.
Cubra os filetes de dourada com queijo e avelãs raladas e asse-os com a pele voltada para baixo. Coza a batata roxa e corte em cubos pequenos, depois coza as ervilhas.
Escalde o funcho e deixe marinar com o sumo de laranja, limão e pimenta branca. Aqueça os camarões imediatamente antes de servir. Decore com óleo de cebolinho e molho de camarão.
Ingredientes
2 filetes de dourada
4 camarões
½ rábano
2 batatas
1 batata roxa
100g de avelãs
100g de queijo
30g de ervilhas
100g de funcho
sumo de laranjas e limões
pimenta branca
óleo de cebolinho
molho de camarão