Reciclagem de 210 toneladas de resíduos têxteis angaria 10 500 euros para doações na Maia



Em 2018, foram depositadas 210 toneladas de resíduos têxteis nos roupões disponíveis no concelho da Maia, o que permitiu angariar 10 500 euros.

A iniciativa foi promovida pela MAIAMBIENTE e pela Wippytex (empresa responsável pela recolha destes resíduos), e o dinheiro angariado foi agora doado a nove instituições do concelho. A cerimónia de entrega de donativos decorreu no passado dia 11 de dezembro e foi presidida pelo presidente do Conselho de Administração da MAIAMBIENTE, Paulo Ramalho, pelo Administrador da Wippytex, Pedro Oliver, pela Vereadora do Ambiente e membro do Conselho de Administração da Maiambiente, Marta Peneda, e pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago.

Para o Presidente da Maiambiente, “é um motivo de grande orgulho poder assumir esta função de Responsabilidade Social, que é já uma marca da empresa”.

Este donativo representa um valor simbólico, “mas retrata o esforço da população e que é devolvido à comunidade através do apoio social prestado pelas instituições”. O projeto está implementado há sete anos, tendo sido atribuídos até ao momento 63 400 euros a 38 beneficiários identificados pelo município e ligadas ao setor social, não descurando a área cultural e do bem-estar animal.

 

Benefícios sociais e ambientais
Para aumentar a valorização destes resíduos transformando-os em novos recursos e reduzindo a deposição em aterro ou incineração, encontram-se instalados no concelho da Maia 48 “Roupões”, contentores azuis claros e identificados para a deposição seletiva destes resíduos. Na sua intervenção, o Administrador da Wippytex reforça a importância de atendermos à problemática deste tipo de resíduos, mostrando preocupação quanto ao futuro. “Em 2000, foram produzidos 50 mil milhões de peças de vestuário, em 2015 passou para 100 mil milhões… o que irá acontecer em 2030?”.

Na cerimónia marcaram ainda presença representantes das entidades beneficiaras deste apoio: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia, Conferências Vicentinas – Conselho de Zona da Maia, Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Grupo de Alcoólicos Tratados da Maia, Lar de Santo António, Raríssimas – Centro de Desenvolvimento e Reabilitação do Norte, A Criança Diferente –  Associação de Amigos, Banda de Musica de Moreira e Amigos Picudos – Associação para a Preservação e Proteção dos Ouriços.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...