Portugueses estão a aderir mais à reciclagem
A reciclagem está a aumentar em Portugal: em 2021, foram recolhidas mais de 435 mil toneladas de embalagens. Registou-se, assim, um aumento de 6,4% na recolha seletiva de embalagens, face ao ano de 2020.
De acordo com os dados da Sociedade Ponto Verde (SPV), o plástico é o material que mais se destacou, com um crescimento de 14% de embalagens recicladas. A reciclagem do vidro teve também um aumento de 5%, uma tendência que se tem vindo a verificar consecutivamente nos últimos dois anos. Além disso, no caso do vidro, esta mudança é significativa porque, segundo a instituição, coincidiu com o encerramento temporário dos estabelecimentos comerciais do canal HORECA, um setor com muito peso para estes resultados.
“Os resultados globais de 2021 revelam um bom desempenho do SIGRE (o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) o esforço contínuo da Sociedade Ponto Verde na gestão do fluxo de embalagens”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais. “Na SPV temos vindo a trabalhar de forma muito próxima com todos os agentes da cadeia de valor das embalagens para fomentar a inovação, mas também com os consumidores para incentivar a comportamentos cada vez mais sustentáveis e que sejam ainda mais participativos no processo de reciclagem das embalagens que resultam do seu consumo”.