Reciclagem vai aumentar “significativamente” em Portugal



A garantia é dada pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro: a taxa de reciclagem em Portugal vai aumentar “significativamente” em Portugal nos próximos dois anos.

Porquê? Devido à conclusão, a curto prazo, de todas as unidades de tratamento que já estão em construção. “Temos neste momento um investimento muito significativo em curso, em unidades de tratamento biológico mecânico e biológico. [Este investimento] vai permitir aumentar a reciclagem dos materiais de embalagem, conseguindo quantidades para reciclagem que não são atingíveis através da recolha selectiva, e simultaneamente valorizando a componente orgânica, produzindo composto”, avançou Dulce Pássaro, citada pela Lusa.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, cada habitante reciclou em média, em Portugal, apenas 13% dos resíduos que produziu.

Consulte os dados revelados na semana passada pelo INE e que dão conta que a reciclagem em Portugal corresponde a 57% da média da União Europeia, citados pelo Protege o Que é Bom.

Confrontada com estes números, a ministra do Ambiente explicou que os dados da União Europeia encontram-se inflacionados pelas altas médias de reciclagem conseguidas pelos países do norte da Europa, “que têm políticas de gestão de resíduos muito estruturadas há muitos anos”.

O actual desempenho português, ainda assim, é “muito bom”, tendo em conta o aumento progressivo das taxas de reciclagem.

Finalmente, os investimentos em curso irão permitir passar a reciclar mais a componente orgânica dos resíduos urbanos. Assim, em 2011 e 2012 os níveis de reciclagem portugueses irão “ter um salto muito significativo”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...