Reciclar telemóveis pode ajudar a proteger habitat dos chimpanzés



Trocar de telemóvel frequentemente tornou-se uma normalidade na sociedade tecnológica actual. Mas a forma como nos descartamos dos obsoletos dispositivos telefónicos pode ser uma questão de vida ou morte para os chimpanzés e outros animais.

Desta forma, o Jane Goodall Institute está a pedir aos consumidores de todo o mundo para reciclarem estes aparelhos quando deixarem de ter utilidade, evitando deixá-los guardados em gavetas ou caixas.

“A sua abundância [dos telemóveis] nas nossas vidas está a potenciar a destruição de florestas tropicais, a morte de chimpanzés e outros animais, bem como um imenso sofrimento para as pessoas”, afirma Jane Goodall em comunicado emitido através do seu instituto, cita o Dodo. Para alertar para esta problemática, o Jane Goodall Institute institucionalizou o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional para a Reciclagem do Telemóvel.

Para produzirem os telemóveis, as grandes empresas recorrem frequentemente a materiais extraídos da Bacia do Congo, o que contribui para a perda de floresta tropical e outros habitats dos chimpanzés. Embora a destruição mancha florestal da África Central tenha abrandado na última década, cerca de 1.813 quilómetros quadrados de floresta foram destruídos anualmente entre 2000 e 2010.

Os chimpanzés habitam primariamente em florestas tropicais e ecossistemas semelhantes, onde naturalmente conseguem encontrar alimento e abrigo. A União Internacional para a Conservação da Natureza, que classifica esta espécie como ameaçada, indica que a destruição de habitat é uma das maiores ameaças à sobrevivência destes animais. De acordo com a organização, a perda destes animais pode ultrapassar os 50% entre 1970 e 2030.

Transformar as partes de telemóveis reciclados em novos dispositivos é complicado, mas requer menos energia que extrair materiais virgens das florestas tropicais, indicam os especialistas. E, através da sua reciclagem, os telemóveis não perturbam o habitat de ninguém.

Foto: Kaede Wu / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...