Redescoberta espécie de rato que se julgava extinta na Austrália



Uma espécie de rato que apenas existe na Austrália, visto livremente pela última vez em 1960, foi recentemente redescoberto no centro deste país. Trata-se de uma das criaturas mais raras do país, agora encontrada no âmbito de uma pesquisa com câmaras de sensores remotos, em Haasts Bluff.

“Julgava-se que o rato rocha (rock rat) estivesse extinto até ser redescoberto em MacDonnell Ranges em 2002, mas encontrá-lo noutra área que não protegida é uma grande notícia”, disse Richard Brittingham, director de gestão do território regional com o Central Land Council.

“Esta espécie está, obviamente, a persistir em outras áreas fora dos parques nacionais, o que é uma importante consideração na conservação a longo prazo.”

Segundo Brittingham, os territórios indígenas tiveram uma grande importância na conservação da espécie – que não era vista nestes ambientes há mais de meio século – e a descoberta dá agora mais significado aos programas que administram as principais ameaças ao animal, como os ataques de felinos selvagens e os incêndios florestais.

De acordo com o Guardian, os investigadores acederam ao local do registo através de helicóptero, tendo aí deixado câmaras fotográficas com sensor de movimentos durante três meses. As pequenas e tímidas criaturas foram então captadas pelas câmaras, sendo que os guardas locais também encontraram ossos e pele de roedores nas fezes de felinos selvagens – o que Brittingham considera serem fortes indicadores de que a espécie vive, de facto, naquela área.

As autoridades ponderam já criar, para o próximo ano, armadilhas de veneno para os felinos, de forma a abater as suas populações e proteger as espécies nativas. Irão também inspeccionar outros potenciais locais para novas comunidades de ratos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...