Redução de 10 km/h nas auto-estradas pouparia 800 milhões de euros em combustíveis
Uma condução que reduza as velocidades máximas e, sobretudo, evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões de euros por ano em combustíveis e cerca de 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano, segundo um estudo do projecto “Eco Condução Portugal”.
O estudo foi apresentado há um ano, mas ganhou um novo interesse no mesmo dia em que o Governo espanhol aprovou uma redução de 10 quilómetros por hora na velocidade máxima nas auto-estradas.
“Uma redução de 10 quilómetros por hora nas auto-estradas tem impactos no consumo. Passar de 120 para 110 é relevante, porque nas grandes velocidades existe uma grande variação do consumo”, explicou à Lusa Sofia Taborda, uma especialista da empresa OCCAM, que realizou um estudo sobre Eco-Condução para a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e avançou com os números de poupança de combustível e emissão de CO2.
O Governo espanhol anunciou que a partir de 7 de Março o limite de velocidade nas auto-estradas daquele País vai passar de 120 para 110 quilómetros/hora, uma medida destinada a reduzir o consumo de gasolina e gasóleo. Também no interior das localidades a velocidade máxima passará para 30 quilómetros por hora.