Reduzir o consumo de carne para salvar o planeta
O relatório do IPCC pinta um quadro negro sobre o estado do clima, mas também mostra o que podemos fazer para salvar o planeta. E é preciso ter em conta que ainda vamos a tempo de o fazer. Só precisamos de nos unir e agir já.
Para quem acha que tal não é possível, recordamos que na década de 1980, perante o quadro negro da destruição da camada de ozono, o mundo uniu-se como nunca antes se tinha visto e proibiram-se os CFCs. Hoje, a camada de ozono está a caminho da recuperação. Portanto, é possível.
Voltando ao tema, diz o IPCC que uma das coisas que temos de fazer é reduzir o consumo de carne em 90%. Se parece impossível, não é. Até porque, até recentemente, a carne não era algo que fizesse parte de todas as refeições.
Se cortar na carne parece algo impossível para si, comece por substituir apenas uma das refeições semanais. Coma peixe, ou uma refeição em que a base da proteína seja uma leguminosa como o feijão ou o grão, ou arrisque mais e compre tofu — ao contrário do que a maior parte de nós pensa, a proteína é o mais fácil de obter através de uma dieta vegetariana. Depois deste primeiro passo, continue a retirar cada vez mais carne da sua ementa e verá que até é fácil reduzir em 90% o consumo deste alimento.
Razões para consumir menos
O IPCC diz que a atual forma de produzir comida está a destruir o ambiente, seja através da desflorestação, contaminação da água ou emissão de gases com efeito de estufa, e que evitar comer carne e laticínios é uma das formas mais eficazes de reduzirmos o nosso impacto no meio ambiente.
Para ideias saborosas sobre como cozinhar receitas vegetarianas sem grande sacrifício, espreite o Tasty Vegetarian.