Região de Leiria apoiou no ano passado compra de mais de 73 mil passes
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) apoiou, em 2022, a compra de 73.061 passes de utilização mensal nos transportes públicos, investimento superior a um milhão de euros comparticipado em 80% pelo Fundo Ambiental.
“Deste total, 70% correspondem a passes dos sistemas urbanos de Leiria, Marinha Grande e Pombal (mais de 50 mil passes) e 30% a passes dos restantes serviços de transportes, incluindo os passes ferroviários (cerca de 23 mil passes)”, refere a CIMRL numa nota de imprensa.
Segundo a mesma nota, “em média, foram apoiados cerca de 6.100 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe, o que equivale a um desconto médio de 15 euros por passe”.
“Comparativamente a 2021, constatou-se um aumento de 54% no número de passes apoiados no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), sendo semelhante o aumento quer no sistema urbano, quer nos restantes sistemas”, adianta.
A CIMRL esclarece que, “ainda que tenha mantido a trajetória de recuperação do número de passageiros, tendo já atingido a procura” pré-pandemia de covid-19, “em alguns subsistemas, nomeadamente os de caráter urbano (cidades de Leiria, Marinha Grande e Pombal)”, existem outros subsistemas, sobretudo as linhas intermunicipais das áreas de menor densidade, que registam uma recuperação mais lenta.
Para completar os níveis de oferta nos municípios de menor densidade, a Comunidade Intermunicipal iniciou, em janeiro, o serviço de transporte flexível a pedido, designado MOBI Região de Leiria.
Em funcionamento no concelho de Alvaiázere, o MOBI Região de Leiria arranca no dia 10 em Castanheira de Pera.
Em termos globais, no ano passado, a CIMRL “investiu no apoio ao serviço público de transportes de passageiros mais de três milhões de euros, em medidas de redução tarifária, financiamento dos défices de exploração e para a manutenção dos serviços essenciais, montante financiado em 80% por verbas do Fundo Ambiental e o restante valor repartido entre os municípios e outros programas geridos pela Comunidade Intermunicipal”.
Citado numa nota de imprensa, o 1.º secretário da CIMRL, Paulo Batista Santos, considera que “os números relacionados com o aumento dos passes apoiados são muito positivos e dão um importante impulso para os desafios de 2023 no domínio da mobilidade regional e da descarbonização ambiental”.
Esses desafios incluem “o projeto piloto de mobilidade verde (‘bus’ a hidrogénio) a desenvolver entre as cidades de Leiria e Marinha Grande, o procedimento de seleção do novo operador para a rede interurbana, as integrações do sistema interurbano com os sistemas urbanos”, com destaque para o projeto do cartão único do passageiro, a melhoria do sistema de informação ao público e a continuidade do sistema de transporte flexível para as áreas de baixa densidade, afirma Paulo Batista Santos.
Segundo informação da CIMRL, o transporte a pedido da Região de Leiria “é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, até às 15:00 do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada para o número de telefone 800 24 25 26 (de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 15:00)”.
“Realizado com recurso aos operadores locais (táxi), o projeto é financiado pelo PART, permitindo que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria”, informa esta entidade.
O transporte a pedido quer “dar mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior e melhorar o acesso à rede de transportes públicos, designadamente nos lugares onde o serviço público de transportes não existe ou não assegura horários compatíveis com as necessidades da população”, sendo “um serviço complementar à rede pública de transportes”.
A CIMRL integra os Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.