Região Norte: bairros sociais vão ter 12 milhões para ficarem mais verdes
O Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) lançou ontem um concurso, no valor de 12 milhões de euros, para tornar os bairros sociais daquela região mais eficientes ao nível do consumo de energia.
Segundo avança hoje o Público, o concurso decorre até final do mês, destina-se a câmaras municipais, sociedades de reabilitação urbana e ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e visa apoiar a instalação de painéis solares térmicos, caldeiras a gás ou biomassa e redes de distribuição de água quente solar.
Aliás, o Público diz que o concurso pode englobar também acções de isolamento térmico dos edifícios.
O ON.2 tinha já lançado dois concursos semelhantes, mas que tinham como destinatários IPSS – este concurso estava avaliado em dez milhões de euros – e associações desportivas – outros dez milhões de euros.
Antes, o ON.2 tinha ainda posto em cima da mesa um terceiro concurso, avaliado em 16 milhões de euros, e que se destina à modernização das redes de iluminação pública dos municípios.
Ao todo, são já 48 milhões de euros de concursos destinados à poupança energética, e diminuição de emissões de CO2 na região Norte.
Segundo avançou Mário Rui Silva, gestor do ON.2, o apoio comunitário a estes projectos traduz-se num investimento total entre 60 e 65 milhões de euros, pelo que mais concursos deverão ser lançados nos próximos tempos.