Reino Unido atinge recorde de geração de energias renováveis pela segunda vez em 2013
Um novo relatório do Departamento de Energia e Alterações Climáticas britânico revela que o país atingiu um novo recorde na quantidade de energia proveniente de fontes renováveis. No segundo trimestre de 2013, um total de 15,5% da electricidade do país teve esta origem – um salto de 5,8% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Inhabitat, perto de metade da energia do Reino Unido veio de parques eólicos – 48%. Os parques eólicos onshore aumentaram a sua produção de energia em 70% em relação ao ano passado, enquanto os offshore aumentaram 51%.
Outras fontes renováveis analisadas no relatório incluem a energia solar, hidroeléctrica e proveniente de fontes biológicas – como aterros sanitários, resíduos de alimentos e biomassa animal. Esta é a segunda vez este ano que o Reino Unido atinge um recorde para a quantidade de energia renovável gerada.
“Isto confirma o que temos vindo a ver há algum tempo, as energias renováveis a tornarem-se mais importantes nas nossas necessidades de energia eléctrica e o vento a ser responsável pelo progresso”, disse Maf Smith, da RenewableUK, que elogiou o relatório.
“O facto de termos visto o recorde de geração de energias renováveis disparar duas vezes no espaço de poucos meses mostra por si mesmo o progresso que está a ser feito na corrida pela descarbonização da nossa economia e garantia do fornecimento de electricidade futuro”, concluiu.
Foto: Sob licença Creative Commons