Reino Unido: energia eólica ultrapassou nuclear e carvão em seis dias de Agosto
Para os britânicos, este foi um Agosto chuvoso e quase invernoso – foi o mais frio em 21 anos. Mas quem se lamenta deste tempo tem um reverso da medalha bastante positivo: a energia eólica suplantou as fábricas de carvão e centrais nucleares em cinco ocasiões diferentes deste mês.
Segundo a National Grid britânica, esta é a primeira vez que a energia eólica ultrapassa as energias pouco sustentáveis em Agosto. Assim, nos dias 3, 9, 11, 12 e 17 de Agosto a energia eólica onshore e offshore geraram mais electricidade que as fábricas de carvão. No dia 29 de Agosto, ela suplantou a energia nuclear.
Paralelamente, no dia 11 de Agosto, as eólicas conseguiram bater um outro recorde diário, tendo providenciado 21% das necessidades energéticas do Reino Unido. Este recorde foi batido seis dias depois, a 17 de Agosto, quando a percentagem subiu para os 22%. No total, a geração de electricidade através da energia eólica chegou aos 10% – muito perto do recorde de 13% de Dezembro de 2013.
“A energia eólica é a nova força energética do Reino Unido, à frente do carvão e do nuclear”, explicou a directora de assuntos externos da Renewables UK, Jennifer Webber. “Continua a bater os seus próprios recordes, e estes números provam que isso pode acontecer a qualquer altura do ano”.
Juntas, as energias eólica, solar e hidroeléctrica chegaram aos 22% de geração global de electricidade, segundo a IEA (International Energy Agency). São excelentes notícias para a sustentabilidade, mas a prova de que ainda há muito a fazer para que este número se aproxime dos 80 ou 90% e respectiva auto-suficiência energética.
Foto: Damien McMahon / Creative Commons